Câmara de Jarinu aprova projetos e homenageia PM e motoboys


Visualize fotos

Durante a 7ª sessão ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Jarinu, ocorrida na noite da terça-feira (6), O Projeto de Lei proposto pelo vereador Leandro Pastel, que buscava garantir redução de jornada de trabalho para servidores municipais responsáveis por pessoas com deficiência, teve o parecer jurídico contrário e acabou sendo rejeitado pelo plenário.

Pastel lamentou a decisão. Já o vereador João Lorencini explicou que o tema está contemplado no novo Plano de Cargos, com previsão de redução de até 50% da carga horária, e que o plano será discutido em audiência pública.

Auditório do Anfiteatro Municipal homenageará Tenente Coronel Antão

Com aprovação unânime, o Projeto de Lei de autoria de João Lorencini, o auditório do Anfiteatro “Pedro Amos Comin” passa a se chamar Auditório “Tenente Coronel João Antão Fernandes”. A homenagem reconhece a trajetória na Polícia Militar e a contribuição do maestro, que esteve muitos anos à frente da Banda Filarmônica 17 de Abril, para a cultura e música local.

Abril Azul entra para o calendário oficial de Jarinu

Também por unanimidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei do vereador Edson Negão, que cria a campanha Abril Azul no calendário oficial da cidade, voltada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Moção de Aplausos a PM Cléber Vida Leal é aprovada

O policial militar Cléber Vida Leal recebeu moção de aplausos, proposta pelo vereador Renan Matias, com elogios à sua dedicação, honestidade e profissionalismo. A homenagem foi estendida à corporação da Polícia Militar pela atuação exemplar.

Requerimento sobre denúncias contra secretário de Mobilidade é aprovado

O vereador Leandro Pastel apresentou um requerimento cobrando esclarecimentos sobre denúncias contra o secretário de Mobilidade Urbana, Hélio Calixto, acusado de “maus-tratos” à população. O documento foi aprovado por unanimidade.

Em sua fala, o vereador Clovis Calixto defendeu o secretário, alegando que atua dentro da legalidade, e pediu à Comissão de Ética que avalie a conduta do vereador Pastel.

Moção de Aplausos aos motoboys de Jarinu e região reconhece serviço essencial

De autoria dos vereadores Leandro Pastel e Galego Motos, a Moção nº 14 homenageia os motoboys que atuam com honestidade e dentro da lei, especialmente durante a pandemia. A proposta foi aprovada por unanimidade e gerou discursos emocionados sobre a importância da categoria.

Na Tribuna

O primeiro vereador a falar na Palavra Livre, foi João Lorencini, que agradeceu a presença de autoridades e munícipes, exaltou a homenagem ao maestro Antão e citou obras de manutenção viária.

Em seguida o vereador Galego Motos anunciou projeto de emenda à lei de remoção de veículos, defendendo registro fotográfico nas abordagens e maior clareza nas regras. Reafirmou apoio aos motoboys conscientes.

Clovis Calixto defendeu o secretário Hélio Calisto, anunciou concurso para a Guarda Municipal e instalação de câmeras de segurança. Destacou a diferença entre motoboys trabalhadores e infratores, e pediu investigação sobre a conduta do vereador Pastel.

Leandro Pastel criticou ações da fiscalização de trânsito, citou casos de multas questionáveis e problemas na área da saúde, como a substituição de equipamentos médicos. Reafirmou compromisso com os eleitores.

O presidente da Câmara, vereador Rogério Sapão esclareceu a questão do raio-X no posto de saúde, convidou a população para o evento Praça Viva, que acontece no sábado (10) e para a próxima sessão que será na terça-feira 21 de maio, a partir das 18h00.

Quer acompanhar de perto as decisões que impactam Jarinu?

Assista às sessões pelo canal oficial da Câmara no YouTube e participe da política da sua cidade.