O presidente da Câmara Municipal de Jarinu, vereador Rogério Sapão, junto aos presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de Itatiba deram um passo importante na articulação política regional. Na segunda-feira (19), os presidentes dos legislativos locais oficializaram a criação do Parlamento Regional Intermunicipal (PRI), com o objetivo de reunir e encaminhar, de forma conjunta, demandas em comum ao Governo do Estado de São Paulo.
O vereador Edicarlos Vieira, de Jundiaí, assume a presidência do Parlamento em 2025. A vice-presidência fica com David Bueno, de Itatiba, e a secretaria com Dr. Eliseu Notário, de Várzea Paulista.
Segundo Edicarlos, a ideia do PRI é atuar em uma lógica horizontal e colaborativa, sem hierarquias, onde as prioridades regionais sejam pensadas coletivamente. Ele destacou que o grupo já vinha se reunindo periodicamente, cada vez em uma cidade diferente, para debater temas urgentes como saúde, mobilidade urbana e educação.
Uma das principais reivindicações já apresentadas ao Estado foi para que o Hospital Regional de Jundiaí atenda prioritariamente pacientes da RMJ. Isso porque, conforme levantamento recente, 44% dos atendimentos são realizados em pacientes de fora da região.
Outro avanço conjunto aconteceu na área da educação, com melhorias concretas já registradas em Itatiba e Jarinu após atuação direta dos vereadores locais junto ao governo estadual. "Essa união nos fortalece e contribui para que conquistemos mais melhorias, mais qualidade de vida, para a população de nossas cidades", comemora Rogério Sapão.
Com a criação formal do Parlamento, os documentos e ofícios passarão a ser organizados e enviados por meio da cidade que estiver à frente da presidência, que em 2025 será Jundiaí. A partir de 2026, a liderança será de David Bueno (Itatiba), com o vice Marcão Marchi (Itupeva) e o secretário Rodrigo Santi (Cabreúva). A presidência será rotativa e nenhum município poderá repetir o posto até que todos passem pela mesa diretora.
A próxima reunião do PRI está agendada para o início de junho, e deve acontecer na Câmara de Itatiba, que possui estrutura para receber os mais de 110 parlamentares convidados, além de seus assessores.
O grande tema da vez será o transporte urbano entre os municípios, além da proposta de transferir para Jundiaí serviços de referência que hoje estão em Campinas, como o da Farmácia de Alto Custo. A expectativa é de que essa mudança agilize o atendimento à população da RMJ.