Câmara de Jarinu aprova projetos sociais e ambientais
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
20 de março de 2025
A 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jarinu, realizada na noite de terça-feira (18), foi marcada pela discussão e aprovação de uma série de projetos de lei (PLs) de relevância para a cidade. Além do PL sobre "Naming Rights", de autoria do vereado Queijo (MDB) - que autoriza a cessão onerosa do direito de nomeação de equipamentos, instalações e serviços públicos municipais a empresas ou entidades privadas, mediante parcerias público-privadas - os vereadores discutiram e votaram propostas nas áreas social, ambiental e cultural.
Projetos aprovados
Reserva de espaço para artesãos (PL nº 18/2025): De autoria da prefeita Débora Cristina do Prado Belinello, este projeto garante espaço gratuito para artesãos locais em eventos realizados em espaços públicos do município. A medida visa valorizar o artesanato local, gerar renda e fomentar a cultura, além de definir critérios claros para a participação dos artesãos e os tipos de produtos que podem ser expostos.
Sistema municipal de cultura (PL nº 16/2025): Também proposto pela prefeita, este PL estabelece as bases para a organização e o funcionamento da cultura em Jarinu, criando um sistema que visa integrar e coordenar as ações culturais no município.
Programa família acolhedora (PL nº 17/2025): Outra iniciativa da prefeita, este projeto institui o Serviço de Acolhimento Familiar para crianças e adolescentes em situação de risco, oferecendo uma alternativa ao acolhimento institucional. O programa prevê o cadastramento e acompanhamento de famílias acolhedoras, que receberão um auxílio financeiro para cuidar das crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias de origem.
Atividade delegada ambiental (PL nº 19/2025): De autoria do Executivo Municipal, o projeto autoriza a celebração de convênio com o Estado de São Paulo para a implantação do Programa de Atividade Delegada. A medida visa reforçar a fiscalização ambiental no município, com o emprego de policiais militares ambientais em ações de combate a crimes ambientais, como queimadas, descarte irregular de entulho e ocupação irregular do solo.
Política municipal para pessoas em situação de rua (PL nº 23/2025): De autoria da prefeita, este PL visa instituir uma política abrangente para atender as pessoas em situação de rua em Jarinu. A proposta estabelece princípios, diretrizes e objetivos para a política, como o respeito à dignidade humana, o direito à convivência familiar e comunitária, e a promoção de ações intersetoriais para garantir o acesso a direitos e serviços.
Falas dos vereadores
Na parte final da sessão, vereadores fizeram uso da palavra para falar sobre assuntos pertinentes a seus mandatos. Confira alguns dos destaques:
Vereador Cabelo: Defendeu o projeto de isenção de taxas para artesãos, ressaltando a importância da medida para a categoria e a necessidade de mais projetos que beneficiem o município.
Vereador João Lorencini: Elogiou a condução dos trabalhos pelo presidente da Câmara e a dinâmica das sessões. Destacou a importância dos projetos aprovados, especialmente o de isenção para artesãos e o de acolhimento de crianças e jovens. Criticou a disseminação de informações falsas e convidou a população a acompanhar o trabalho da Câmara.
Vereador Leandro Pastel: Parabenizou a deputada Carla Morando, pelo envio de verba, para aquisição de dois veículos para a saúde. Fez críticas às fake News e respondeu aos críticos de seu trabalho.
Vereador Galego: Parabenizou a prefeita pelo projeto dos artesãos e destacou a importância da assinatura do termo de adesão para a construção de 80 casas populares. Relatou sua viagem a Brasília em busca de recursos e criticou a disseminação de informações falsas.
Vereador Chiquinho: Parabenizou a prefeita e os vereadores pelo projeto dos artesãos, ressaltando o mérito da iniciativa.
Vereador Clóvis Calixto: Agradeceu o projeto dos artesãos e relatou sua viagem a Brasília em busca de recursos. Criticou a disseminação de notícias falsas e defendeu a atuação da Guarda Municipal, cobrando mais investimentos em segurança.
Vereador Edson Negão: Parabenizou a prefeita pelo projeto dos artesãos e cobrou agilidade na resolução de problemas de sinalização e manutenção em bairros da cidade. Defendeu a atuação dos vereadores e a importância da participação da população nas sessões.
Vereador Renan Matias: Parabenizou os artesãos e a prefeita pelo projeto, destacando a importância da lei e convidando os artesãos a participarem da feira livre noturna. Relatou sua viagem a Brasília e defendeu o trabalho dos vereadores em busca de recursos para a cidade.
O Presidente da Câmara Rogério Sapão, falou sobre a necessidade de melhor estrutura para câmara municipal, que deve “acompanhar o crescimento da cidade” e que vai continuar com a tarefa de desenvolver e aprimorar os trabalhos legislativos, destacando que esse trabalho se reverte para benefício dos munícipes. Também elogiou o trabalho dos artesãos.
A próxima sessão ordinária deve acontecer na terça-feira, 1 de abril.
Notícias Relacionadas
Alunos da Jornada Ampliada da escola Mario Covas visitam a Câmara
20 de abril de 2022
Câmara doa câmeras de segurança para Prefeitura
11 de maio de 2022
Câmara disponibiliza acesso as Contas do Executivo de 2018
18 de maio de 2022
Câmara de Jarinu mantém a tradição e continua com todas suas contas aprovadas
01 de junho de 2022
Câmara publica edital do concurso público
19 de abril de 2023
PRESIDENTE DA CÂMARA DE JARINU RECEBE VISITA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VÁRZEA PAULISTA
28 de abril de 2023