Posse de vereadora e projetos de valorização social marcam 14ª sessão ordinária

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

18 de setembro de 2025

Imagem de capa da Notícia

A 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Jarinu, realizada na terça-feira (16), foi marcada por um momento de renovação política e por debates que refletem as prioridades da comunidade. O evento principal da noite foi a posse da vereadora Marlene Lorencini, que assume a cadeira após a cassação do mandato do vereador Leandro Pastel. A sessão também foi marcada pela aprovação unânime de projetos de lei de grande apelo social e pelas falas contundentes dos parlamentares durante as explicações pessoais.

A noite começou com a cerimônia de posse de Marlene Lorencini, que retorna à casa legislativa. Após o juramento solene, a nova vereadora, que retorna ao cargo que já ocupou, fez um discurso emocionado, destacando a responsabilidade do cargo e o simbolismo de sua presença. "Não é uma tarefa fácil, porque não sei se vocês repararam, são 12 homens e uma mulher. Parece até nome de filme", comentou, aproveitando para incentivar a participação feminina na política. "Participem, mulheres. Nós precisamos andar sempre ao lado dos homens, com igualdade, com a nossa sensibilidade". O ponto alto de sua fala foi uma homenagem à sua mãe, de 95 anos, a quem atribuiu sua força e fé, pedindo uma salva de palmas do plenário.

Projetos aprovados em unanimidade

Na Ordem do Dia, dois projetos de grande relevância social foram aprovados por todos os vereadores presentes.

O primeiro, de autoria do vereador Renan Matias, institui o Dia Municipal do Socorrista, a ser celebrado em 11 de julho. Ao defender a proposta, Matias ressaltou a importância desses profissionais: "Só quem precisou de vocês em um estado de urgência e emergência sabe o quão valioso é o trabalho de vocês no nosso município". A iniciativa foi apoiada por seus pares. O vereador João Lourencini parabenizou o colega e declarou: "Quando você sofre um acidente, a primeira pessoa que você pede é a Deus e a segunda é que o socorro chegue rápido. Parabéns a vocês".

Em seguida, foi aprovado o projeto do vereador Clóvis Calixto, que veda a contratação de apresentações artísticas, tanto pelo poder público quanto por estabelecimentos privados, que façam apologia ao crime organizado, ao uso de drogas ou à violência contra a mulher. Falando como guarda municipal e vereador, Calixto foi enfático: "Recebi muita reclamação da população indignada com shows que exaltam o crime. Isso não é censura, é responsabilidade. Temos que mostrar para a população que Jarinu está indo no caminho de uma cidade mais segura".

Imagem da Notícia