Vereadores de Jarinu reforçam união regional em encontro do Parlamento Metropolitano
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
07 de junho de 2025
A Câmara Municipal de Itatiba foi o centro das discussões políticas da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) na manhã desta quinta-feira (05). Vereadores das oito cidades que compõem o bloco se reuniram para fortalecer o Parlamento Regional Intermunicipal, um espaço estratégico que busca unificar as demandas dos mais de um milhão de habitantes da região.
Pela primeira vez, todos os vereadores das cidades-membro (Jundiaí, Itatiba, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista) foram convidados, marcando uma nova fase de atuação integrada. O encontro foi coordenado por Edicarlos Vieira, presidente da Câmara de Jundiaí e presidente do Parlamento Regional.
A delegação de Jarinu marcou presença, demonstrando o forte engajamento do município na iniciativa. Tendo à frente o presidente da Câmara, vereador Rogério Sapão, o grupo jarinuense contou com os vereadores Eremirton Paraíba, Zé Maria, Chikinho Lava Car, Carvalho JC, Clóvis Calixto, Edson Negão, João Lorencini e Galego Motos.
Os presidentes das Câmaras da RMJ e dois vereadores de cada município foram convidados a usar a tribuna. A saúde foi a grande pauta levantada pelos parlamentares.
O vereador Galego Motos fez um discurso contundente, lembrando que os problemas afetam a todos. "Eu não tenho convênio médico, eu também utilizo da saúde pública, assim como nossos munícipes", revelou. Para ele, é hora de agir com mais firmeza. "Está na hora da gente quebrar esse coletivo e aproximar o governo do estado da nossa cidade, mostrar que aqui também tem vida, no interior também tem voz. Vemos pessoas sofrendo numa miserável fila de espera."
Já o vereador João Lorencini expandiu o debate para a mobilidade urbana. Citando a proximidade com o maior centro empresarial da América Latina, ele reforçou a necessidade de investimentos em infraestrutura. "Fizemos uma moção de apelo ao governador para que fosse feita a duplicação da Rodovia Edgard Máximo Zambotto, onde temos um fluxo de 25 mil veículos por dia", explicou. "Se você tem mobilidade, você tem dinheiro circulando. E sem ele, a gente não paga saúde, educação, segurança."
Em sua fala, o presidente Rogério Sapão celebrou a mobilização. "A gente veio com nove dos treze vereadores. Estamos mostrando que Jarinu está empenhada nessa causa", afirmou. Ele destacou que o objetivo do Parlamento é "despertar o interesse dos representantes estaduais e federais" para as necessidades da região. Sapão também citou avanços já conquistados por meio da articulação regional, como a futura instalação da Muralha Digital (um sistema de monitoramento inteligente para melhorar a segurança pública e o gerenciamento do trânsito) e a destinação de uma área para a construção de uma nova escola estadual.
Rogério Sapão também abordou desafios urgentes, como a capacitação profissional para atender à demanda das grandes empresas locais e a precariedade do transporte intermunicipal. "Precisamos melhorar o serviço, criar outras concessões, outras linhas, interligar os oito municípios", defendeu.
A reunião em Itatiba consolida o lema "Juntos somos mais fortes", demonstrando que a união dos legislativos municipais é a principal ferramenta para que as demandas por saúde, mobilidade, educação e segurança na Região Metropolitana de Jundiaí sejam finalmente atendidas pelas esferas estadual e federal.
Notícias Relacionadas
Alunos da Jornada Ampliada da escola Mario Covas visitam a Câmara
20 de abril de 2022
Câmara doa câmeras de segurança para Prefeitura
11 de maio de 2022
Câmara disponibiliza acesso as Contas do Executivo de 2018
18 de maio de 2022
Câmara de Jarinu mantém a tradição e continua com todas suas contas aprovadas
01 de junho de 2022
Câmara publica edital do concurso público
19 de abril de 2023
PRESIDENTE DA CÂMARA DE JARINU RECEBE VISITA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VÁRZEA PAULISTA
28 de abril de 2023